Conceito
Ponto
Linha
Direção
Textura
Tridimensionalidade
Tom
Cor.
(2) Analise de Texto (carga horária aproximada: 27 horas)
Aspectos Gerais
Aprendendo a identificar o que é:
Idéia central
Ação central
Ação presente de cena
Ação transversal
Protagonista
Antagonista
Deslocamento do antagonista
Personagem funcional
(Escudeiro, coringa)
Aprendendo a classificar
Unidades de tempo fundamentais (memória, realidade, presente)
Localização (situando o texto no tempo e no espaço)
Estilo de texto “gênero” (humorístico, musical, drama e etc.)
Faixa etária (infantil, infanto-juvenil, adulto).
Criando um mapa de texto (definindo)
Principais ambientes
Personagens que contracenam em maior e menor tempo.
Personagem que fica mais tempo em cena, e em que ambiente.
Grau de parentesco e relacionamentos.
Classe social.
Perfil dos personagens (principais características físicas e psicológicas)
(3)Criando Uma Cartela de Cores (carga horária aproximada: 27hs)
Conceitos básicos.
A luz e a cor
Cor-luz
Cor-pigmento
Fontes luminosas
Superfícies refletoras
Analisando as cores
A harmonia das cores
Contraste
Cores frias, cores quentes, cores complementares.
Efeito estético e psicológico das cores
Montando a cartela de cores: Esquema complementar, esquema análogo, esquema monocromático, esquema misto.
(4) O Figurino (carga horária aproximada: 20hs)
O que já sabemos sobre o texto?
Criação
1 Definir a idéia conceitual
2 Pesquisa
3 Conhecendo o elenco e o perfil das personagens
4 Solucionando problemas práticos (como parecer mais alta ou mais magra)
5 Desenhando ou não o figurino (sugerindo cabelo, maquiagem)
6 Definindo matérias
Produção
Tiragem das medidas, Montagem e preenchimento de uma ficha do personagem (medidas, tecido, descrição do modelo, esboço frente e costa, mostrando detalhes, “aviamento: Zíper, velcro, botão e etc. especificações e quantidade”. Bolsa, cor e modelo, sapatos cor e modelo, cinto cor e modelo, luvas, meias, chapéu e lenços. Descrição e ou desenho de brincos, colares, anéis, pulseiras e braceletes, broches, alfinetes, barretes, óculos, bengalas e guarda-chuva e etc.
(5) O Cenário (carga horária aproximada: 31hs)
O que já sabemos sobre o texto?
Conceito
Espaço
Ritmo
Dinâmica
Estética
Composição
Conceito
Regra da seção áurea
Proporção
Equilíbrio das massas (simétrico, assimetria, óptico)
“Dominância”
“Harmonia”
Estudo e significado das linhas (linha horizontal, vertical, quebrada, inclinada, obliqua e onduladas)
O objeto de cena e o marketing do objeto de cena
Nenhum comentário:
Postar um comentário