quinta-feira, 25 de outubro de 2007

JUSTIFICATIVA

O teatro pode ser encarado de muitas formas, pode ser um instrumento político ou politizador, um meio de diversão ou alienação ou pode ser encarado simplesmente como arte. Seja qual for a forma, o teatro é antes de tudo um instrumento de comunicação.

Quando pessoas se propõem a representar, na presença de um público elas estão se propondo a transmitir uma idéia.

A comunicação se dá na medida em que se tem um transmissor e um receptor. Cabe ao público o papel de receptor ativo, já o papel de transmissor, no teatro, se dá através de várias elementos,sendo o mais importante destes elementos o Ator, que comunica uma idéia ou uma emoção, escrita ou não por um dramaturgo, através de sua voz ou corporalmente.

Afirmo que no processo de comunicação teatral o ator seja o mais importante desses elementos pelo seguinte: em uma concepção mais ampla da palavra teatro o “teatro” só se dá à medida que se tem fisicamente, em um determinado espaço, platéia e atores, ou seja, receptor e transmissor, que são os elementos primordiais da comunicação teatral.

Entretanto “Como a comunicação moderna, ultra-rápida, nos levou aos últimos limites da linguagem, sentiu-se a necessidade de recuperar as formas visuais da comunicação, enfatizando os recursos visuais, que podem expressar funções e operações sem recorrer a letras ou palavras. E todo esse processo de comunicação através de imagens pertence ao amplo campo de atuação do design. A estrutura do trabalho visual determinará quais elementos visuais estão presentes e com que força”.

com isso quero dizer que a comunicação teatral pode se dar simplesmente com o ator e o público sem nenhum outro recurso, mas que a idéia transmitida chegará muito mais fácil e será muito mais eficaz se auxiliada por recursos visuais como cenários, figurinos, iluminação, etc. Para quem pretende trabalhar com comunicação visual em teatro, deve criar mensagens visuais objetivas entro de determinado contexto, mantendo primordialmente o foco da idéia central. Toda a mensagem visual formulada no teatro seja ela fornecida por figurino, cenário e afim só terá valor se tiver sendo compreendida em sua totalidade.

E esta compreensão só é possível se houver uma simbiose entre conceito e forma. E esse binômio só poderá ocorrer com o conhecimento dos processos teóricos capaz de nortear a concepção visual de um espetáculo teatral.

Nenhum comentário: